Direitos
O paciente tem direito:
- Ao atendimento digno, atencioso e respeitoso, por parte de todos os profissionais de saúde, sem preconceito de raça, credo, cor, idade, sexo, diagnóstico ou qualquer outra forma de discriminação.
- A ser identificado pelo nome completo e data de nascimento, não devendo ser chamado pelo nome da doença, do agravo à saúde, de forma genérica ou quaisquer outras formas impróprias, desrespeitosas ou preconceituosas.
- A informações claras, simples e compreensíveis.
- A consentir ou recusar procedimentos, diagnósticos ou terapêuticos a serem realizados como parte de seu tratamento, consentindo de forma livre, voluntária e esclarecida com adequada informação.
- A receber, quando solicitar, toda e qualquer informação sobre os medicamentos que lhe serão administrados.
- A receber as receitas com o nome genérico do medicamento e não seu código.
- A ter sua segurança e integridade física respeitadas nas instalações da clínica.
- Ser atendido no horário pré-agendado, salvo exceções fundamentadas e justificadas.
Deveres
O paciente tem como deveres:
- Fornecer informações precisas, completas e acuradas sobre o seu histórico de saúde, doenças prévias, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados à sua saúde.
- Seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional.
- Respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, funcionários e prestadores de serviço da clínica.
- Atender e respeitar a proibição de fumo nas dependências da clínica, extensiva aos seus acompanhantes, conforme a legislação vigente.
- Chegar, ao menos, 10 minutos antes da consulta ou procedimento.