DIREITOS E DEVERES DOS PACIENTES

Direitos

O paciente tem direito:

  • Ao atendimento digno, atencioso e respeitoso, por parte de todos os profissionais de saúde, sem preconceito de raça, credo, cor, idade, sexo, diagnóstico ou qualquer outra forma de discriminação.
  • A ser identificado pelo nome completo e data de nascimento, não devendo ser chamado pelo nome da doença, do agravo à saúde, de forma genérica ou quaisquer outras formas impróprias, desrespeitosas ou preconceituosas.
  • A informações claras, simples e compreensíveis.
  • A consentir ou recusar procedimentos, diagnósticos ou terapêuticos a serem realizados como parte de seu tratamento, consentindo de forma livre, voluntária e esclarecida com adequada informação.
  • A receber, quando solicitar, toda e qualquer informação sobre os medicamentos que lhe serão administrados.
  • A receber as receitas com o nome genérico do medicamento e não seu código.
  • A ter sua segurança e integridade física respeitadas nas instalações da clínica.
  • Ser atendido no horário pré-agendado, salvo exceções fundamentadas e justificadas.

 

Deveres

O paciente tem como deveres:

  • Fornecer informações precisas, completas e acuradas sobre o seu histórico de saúde, doenças prévias, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados à sua saúde.
  • Seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional.
  • Respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, funcionários e prestadores de serviço da clínica.
  • Atender e respeitar a proibição de fumo nas dependências da clínica, extensiva aos seus acompanhantes, conforme a legislação vigente.
  • Chegar, ao menos, 10 minutos antes da consulta ou procedimento.
(11) 94120-2818